A direção de fotografia no cinema como fonte inspiradora
Compartilhe
A direção de fotografia no cinema como fonte inspiradora
O Cinema e a fotografia sempre estiveram juntos. No século 19 os primeiros registros fotográficos surgiram, mas para o fotógrafo inglês Eadweard Muybridge faltava algo, ele estava a frente de seu tempo. O fotógrafo criou uma seqüência de 24 imagens que aceleradas em sua visualização passavam a impressão de que um determinado corpo estava se movimentando. Surge aí a base para o cinema.
Na fotografia moderna muitos fotógrafos buscam inspiração no cinema. O departamento de Fotografia no cinema é responsável por tudo que aparece visualmente para o público final.
O departamento de fotografia define todo o conjunto de construção das imagens de um filme. O que a pré produção escolher para o desenrolar do filme, a direção de fotografia colocará a linguagem visual utilizando-se de recursos técnicos como: os tipos de lentes e equipamentos, o foco de cada cena, o enquadramento, as temperaturas de cores, movimentação de câmeras, filtros, dentre outras técnicas.
O diretor de fotografia e sua equipe dão coerência à proposta que o filme possui em toda sua criação. Um filme dos gêneros de terror ou suspense utiliza muito a luz dividida no semblante dos atores para gerar um tom dramático às imagens. Além de usar paleta de cores mais azuladas e esverdeadas para trazer um ar de suspense e medo que uma escuridão assombrosa pode transmitir ao público.
O remake do filme Mad Max rodado em 2017 tem cores quentes por ter suas locações em um deserto. Essas cores devem andar de comum acordo com a proposta do filme. O diretor de fotografia define a melhor temperatura de cores que possam levar um produto final impactante e visualmente passar a linguagem ou a proposta do filme.
Selton Melo, em O Filme da Minha Vida, e o marcante diretor de fotografia Walter Carvalho, fizeram da escolha das cores um charme para o filme, levando a película tonalidades que remetem a românce e a uma obra bucólica.
“A conversa da paleta de cor começou com a casa que encontrei durante a viagem técnica”, revela Selton, comentando dos dias chuvosos que enfrentou no sul ao longo dos três dias que ficou lá com Walter. “Estávamos andando na chuva entre algumas construções de noite, quando a vi. Parei, tirei uma foto e a partir daquela imagem terminei o roteiro.” Depois do esforço, o diretor mostrou a casa para a equipe de scouting, que logo a encontrou. Ao visitar o interior da propriedade, as mesmas cores se revelaram. Dourado enferrujado por todas as paredes e cores mais densas guiaram as tonalidades do longa.
O cinema é uma inesgotável fonte de inspiração para nós fotógrafos. Podemos assistir um filme e de lá absorver imagens que podem nos render lindos cliques. A renomada fotógrafa de casamentos, Ana Corrêa, em uma de suas palestras, disse: “eu busco no cinema a inspiração para o meu trabalho. Assistir o Making of dos filmes também nos dá muita noção do set de luz, de direção, de posicionamento dos personagens e uma gama de conhecimento".
Então aqui vai uma dica valiosa: assistam filmes, curtam a história proposta em cada película, mas fiquem atentos ao que o cinema pode te oferecer para enriquecer suas fotos!